Encontro nacional avalia o impacto da pesquisa em Ciências Ambientais na Agenda 2030
Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, 169 Programas de Pós-Graduação (PPG) na área de Ciências Ambientais do país participam do 3º Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030, na Cidade Universitária. O evento tem a proposta de avaliar a produção dos programas e seus esforços no alcance dos ODS e as inscrições estão abertas.
O encontro nacional será realizado pela primeira vez na UFMS, que foi selecionada por chamada pública. O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais é o único da Instituição a participar do evento nos dias 7 e 8 de novembro, no Auditório 2 do Complexo Multiuso. A professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Eliane Guaraldo, é responsável pela coordenação das palestras e explica que todos esperam receber as lideranças nacionais do Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação da Capes, fundações de pesquisa, lideranças estaduais e da Universidade, além dos coordenadores dos cursos de pós-graduação.
“O projeto tem por objetivo identificar como os ODS vêm sendo abordados nas pesquisas de cada programa, compreendendo os eixos de pesquisa, os temas mais tratados e a produção decorrente em cada programa. […] A importância do projeto é o mapeamento da produção científica na área, permitindo perceber os temas mais e menos presentes, e sugerindo a correção de assimetrias”, justifica a coordenadora.
O evento busca dialogar e refletir como os PPGs desenvolvem suas pesquisas e contribuições, divididos em 14 eixos temáticos agrupados pela relevância Social, Ambiental, Econômica e Institucional dos ODS. O PPG em Recursos Naturais da UFMS está incluído no 13º eixo, ao lado de universidades que atuam na questão da preservação da água, da paisagem, dos recursos hídricos e da apropriação social desses recursos. “Espera-se lançar o volume 2 da publicação Impacto das Ciências Ambientais da Agenda 2030, organizado pelos coordenadores do evento e coautorado pelos representantes dos 14 clusters. Além deste, estão sendo programados outros lançamentos na área e também um painel sobre a produção da UFMS”, comenta a professora.
A 3ª edição será em formato híbrido, assim como as anteriores, com transmissão ao vivo. As inscrições podem ser realizadas no formulário on-line até 31 de outubro.