Mulheres na Ciência UFMS recebe inscrições para auxílio financeiro
Professoras e técnicas-administrativas que coordenam projetos de pesquisa e inovação terão até 29 de agosto para inscrição no processo seletivo para auxílio financeiro do Mulheres na Ciência UFMS. As propostas deverão ser apresentadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). A iniciativa integra o programa Sou Mulher UFMS.
A concessão do auxílio é uma ação afirmativa da Universidade que visa à ampliação da participação feminina na liderança de projetos de pesquisa e inovação, além de proporcionar melhores condições para a participação das mulheres na produção científica e nos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição, fortalecer o programa Sou Mulher UFMS e promover a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Fabrício Frazílio, informa que além da ampliação da parceria institucional, com a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) como coexecutora da ação, o edital deste ano do Mulheres na Ciência reforça a vinculação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Também houve aperfeiçoamento na sistemática de avaliação, com a adoção de uma tabela de pontuação integrada ao formulário on-line do Sigproj, trazendo maior governança ao processo de seleção. O apoio financeiro permanece com recursos próprios da UFMS, somando R$ 300 mil em custeio”, aponta.
Ainda segundo o pró-reitor, incentivar as mulheres na ciência é essencial para promover equidade, pluralidade de perspectivas e inovação na produção do conhecimento. “A ciência perde quando não é diversa. O programa Mulheres na Ciência reafirma o compromisso da UFMS com a inclusão e o fortalecimento das trajetórias científicas femininas. Trata-se de uma política institucional consolidada, com impacto positivo reconhecido, que contribui para a valorização da mulher pesquisadora e para o avanço da ciência com justiça social”, destaca.
O pró-reitor de Cidadania e Sustentabilidade em exercício, Helder Lima, reforça que a participação das mulheres na ciência contribui para corrigir desigualdades históricas e garantir igualdade de oportunidades. “Isso não apenas enriquece a produção de conhecimento, mas também fortalece nosso compromisso com os ODS da Organização das Nações Unidas, em especial o ODS 5, referente à igualdade de gênero. Na UFMS, estamos concretizando esse ideal por meio do programa Sou Mulher, desenvolvido desde 2021 que tem apoiado diversas iniciativas em prol do protagonismo feminino no ambiente acadêmico. A ciência só é verdadeiramente transformadora quando é diversa e inclusiva”, afirma.
Para se inscrever, é preciso ser servidora efetiva, pesquisadora visitante ou pesquisadora sênior voluntária da Universidade, com vínculo institucional vigente com a Instituição até a prestação de contas; ser coordenadora de projeto de pesquisa e inovação cadastrado, aprovado e em andamento no âmbito da Propp; ter o título de mestre ou doutora. e possuir currículo na plataforma Lattes e registro na Open Research and Contributors Identification (Orcid).
Entre os itens que podem ser financiados estão materiais de consumo; serviços de terceiros; serviços de tradução, revisão e publicação de artigos científicos, bem como inscrição em eventos para apresentação de trabalhos; aquisição de passagens aéreas ou terrestres e pagamento de diárias.
Mais informações podem ser obtidas no edital.
Texto: Ariane Comineti