Observatório lança no Brasil formulário para diagnóstico de contribuições das instituições de ensino superior à Agenda 2030
Evento é organizado pela UFMS, a primeira instituição brasileira a participar do Observatório
As instituições de ensino superior (IES) têm papel fundamental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e engajamento na Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da aplicação dos ODS na gestão, as IES são fontes de produção e disseminação de conhecimento e proposição de soluções que podem alavancar o desenvolvimento sustentável.
Para entender melhor como as IES brasileiras incorporam os ODS e saber quais ações têm desenvolvido, o Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior da América Latina e Caribe (Oses-ALC) lança no país o formulário de diagnóstico do conhecimento, compromisso e ações das instituições de educação superior com a Agenda 2030 e os ODS. O lançamento já ocorreu em outros países, como Colômbia, Costa Rica e México.
O evento será realizado em formato on-line, no dia 16 de agosto de 2022, às 9h (horário de Mato Grosso do Sul). “A UFMS é membro do Oses-ALC desde maio deste ano, por meio de um acordo de cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais da Colômbia, que é a central do Observatório. A Universidade é a única instituição brasileira no Observatório, então caberá a ela a missão de organizar o evento”, explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS (Dides), Leonardo Chaves.
O formulário foi desenvolvido em projeto com o escritório regional das Nações Unidas para o meio ambiente. “O objetivo é fomentar a sustentabilidade nas universidades brasileiras, por meio da apresentação deste formulário”, acrescenta a professora da Escola de Administração e Negócios (Esan), Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, que é pesquisadora do observatório.
“Com base nas informações colhidas por meio do seu preenchimento pelas instituições brasileiras, teremos um primeiro diagnóstico do estado atual deste processo no país. O evento do dia 16 visa a convidar os gestores universitários a conhecerem o formulário e seus objetivos, para assim responderem”, fala Leonardo.
Devem participar do lançamento a diretora executiva da Carta da Terra da Unesco, Mirian Vilela, e a pesquisadora do observatório, Ângela Maria Plata Rangel. “Além dos gestores universitários, toda comunidade acadêmica pode participar”, ressalta o diretor da Dides.
Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui. O evento será transmitido no canal da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da UFMS. Após a transmissão, o formulário estará disponível no site do Observatório em português.
“Na minha opinião a sustentabilidade deve se converter em um dos propósitos fundamentais das universidades, de tal forma que seja uma prática transversal, que exerce influência nas suas estruturas, programas e atividades”, finalizou Rosamaria.