Painéis feitos com CDs descartados são inaugurados na Facom
No dia 08 de março de 2023, durante a semana de recepção aos calouros da Faculdade de Computação (Facom/UFMS), foram inaugurados os painéis Ada Lovelace e Alan Turing, feitos com CDs recolhidos durante a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico da Facom em setembro de 2022. Os painéis são homenagens a duas grandes personalidades que realizaram contribuições históricas para a computação.
A ideia dos painéis surgiu durante a organização da Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico, coordenado pela professora Luciana Montera da Facom/UFMS com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides). A Dides convidou o professor Sergio de Moraes Bonilha Filho, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc/UFMS) para colaborar com a criação das artes com os materiais recolhidos durante o evento. O painel Ada Lovelace já havia sido exposto ao público durante a Semana Lixo Zero UFMS, realizada em outubro de 2022.
A preparação para instalação e inauguração, bem como a execução de todas as atividades prévias desenvolvidas, contou com o apoio do diretor da Facom, professor Henrique Mongelli.
.
Ficha técnica dos painéis
Título: Ada Lovelace e Alan Turing (díptico)
Artistas: Gabriela, Kamilla, Marcela, Mayra, Thais e Yolanda (discentes), sob coordenação dos professores Isaac Camargo e Sérgio Bonilha, no âmbito das pesquisas do Grupo de Ação em Rede, Faalc-UFMS.
Técnica: Desenho com marcador permanente sobre discos de mídia óptica (CDs e DVDs) a partir de imagem Bitmap.
Conhecendo um pouco mais os personagens
Ada Lovelace
Ada Lovelace, filha do famoso poeta, Lord Byron, nasceu em Londres em novembro de 1815. Ada viveu apenas 36 anos.
Quando criança, além de não ter uma boa relação com os pais, teve problemas de saúde que a levaram a ficar paralisada por um ano e ter dificuldade de andar após a recuperação. Quando adulta, conheceu vários cientistas, entre eles Charles Babbage, o inventor da Máquina Analítica, uma versão primitiva do computador.
Apesar de todos os obstáculos sociais, nesse pouco tempo de vida, Ada foi matemática e escritora e é lembrada até hoje em todo o mundo por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, o qual está descrito em anotações de Lovelace que datam 1843.
Os algoritmos que Ada desenvolveu permitiam que a máquina computasse valores de funções matemáticas. Um dos algoritmos desenvolvidos serviu para calcular números da Sequência de Bernoulli. O algoritmo escrito por Lovelace organizava os cálculos em grupos que podiam ser repetidos. Estes “grupos” são, para os algoritmos de hoje, as estruturas de repetição, os loops.
O algoritmo para o cálculo da Sequência de Bernoulli ficou então conhecido como o primeiro algoritmo escrito especificamente para ser implementado no computador. Porém, a Máquina Analítica de Babbage nunca foi construída, por isso o algoritmo não foi implementado, apesar de ser funcional, de acordo com testes realizados a partir das anotações de Ada.
Apesar de ser reconhecida atualmente como a primeira programadora da história, apenas 100 anos após a sua morte, as notas de Ada Lovelace sobre a Máquina Analítica foram consideradas as primeiras descrições de um Computador e um Software.
A partir dos anos 80, diversas homenagens foram criadas para Ada – uma linguagem de programação que leva seu nome, prêmios e medalhas de competições na área de Computação e até mesmo o dia nacional da Ada Lovelace, comemorado em dia 9 de outubro, desde 2018, para honrar uma das mais influentes mulheres da Ciência e Matemática.
Bibliografia
UFABC. Ada Lovelace e os números de Bernoull. Guia dos Entusiastas da Ciência, v. 2, n.9, p. 4, 2019. Disponível neste link. Acesso em 20/02/2023.
Andrade, Eder. Ada Lovelace, a primeira mulher a programar. PET Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Disponível neste link. Acesso em 20/02/2023.
Wikipedia Ada Lovelace. Disponível neste link. Acesso em 20/02/2023.
Alan Tuning
Alan Mathison Turing foi um matemático e criptógrafo inglês, que nasceu em 23 de junho de 1912 e morreu em 7 de junho de 1954 aos 41 anos, supostamente cometendo suicídio ao comer uma maçã envenenada com cianeto. Suas ideias foram de extrema importância para a Computação, dado que serviram e ainda servem como base para o desenvolvimento dos computadores atuais.
Em 1931 ingressou no curso de matemática da Universidade de Cambridge onde se graduou em 1934. Um dos maiores legados deixado por Alan é a Máquina de Turing, um modelo teórico que apresenta os aspectos lógicos de um computador. A Máquina de Turing foi criada em 1936, e a maior parte dos nossos dispositivos atuais, ou seja, dos computadores programáveis, operam de acordo com os fundamentos desta máquina. Além disso, Turing também desenvolveu os primeiros testes capazes de distinguir a inteligência artificial da inteligência humana.
Em 1940 Turing foi o responsável pela criação da máquina denominada Bomba Eletromagnética. Esta máquina era capaz de decodificar mensagens criptografadas e foi utilizada pelo exército britânico na tarefa de decodificar mensagens do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
A Bomba Eletromagnética era um enorme computador eletromagnético que pesava quase uma tonelada, 1,80 metros de altura e tinha 108 eixos, agrupados em 9 linhas com 12 espaços cilíndricos. Nesses espaços cilíndricos eram encaixados os tambores, que, depois de programados manualmente, por meio de cartões com pequenos furos, giravam simultaneamente, combinando as letras de cada tambor com as mensagens captadas em agrupamentos de 3 letras. No total, em cada ciclo da Máquina, 17.576 posições diferentes eram avaliadas.
Cerca de um ano antes da sua morte, Alan Turing foi condenado a castração química acusado de sodomia. Em 2013 ele recebeu o perdão póstumo da rainha da Inglaterra e como homenagem teve seu rosto estampado na nota de 50 libras.
Também em sua homenagem, em 1966, foi criado o Prêmio Alan Turing, pela Association for Computing Machinery (ACM) que é anualmente concedido a pessoas que tenham realizado contribuições duradouras e fundamentais para a Computação.
Bibliografia:
Neves, Daniel; Helerbrock, Rafael. “Alan Turing”. Brasil Escola. Disponível neste link. Acesso em 20/02/2023.
FilmIsNow Movie Trailers International. Filme “O Jogo da Imitação”. Disponível neste link. Acesso em 20/02/2023.
EUROCID. ACM Turing Award. Disponível neste link. Acesso em 20/02/2023.
.