Plenária prepara juventude para representar o Pantanal na COP30, em Belém
Estudantes podem se inscrever para participar da Plenária das Juventudes no Bioma Pantanal, entre os dias 7 e 8 de agosto, uma das atividades preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. Serão ofertadas 60 vagas para representantes da comunidade universitária. Para participar, as inscrições devem ser feitas aqui.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Durante a plenária, serão escolhidos dois jovens representantes do Pantanal para integrarem a delegação da juventude brasileira na COP30. Concomitantemente, também serão selecionados representantes dos outros cinco biomas brasileiros. “Os jovens têm ideias inovadoras e sensibilidade aguçada para temas socioambientais. Eles não devem ser apenas espectadores, mas personagens ativos no debate e na construção de soluções globais para a crise climática”, afirma a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol.
Para a pró-reitora, incluir jovens do Pantanal na COP30 permite abarcar especificidades regionais no debate global. “Eles vivem em um dos biomas mais ricos e vulneráveis do planeta. Têm experiências únicas de convivência com a natureza e enfrentam diretamente os efeitos das queimadas, da crise hídrica e das ameaças ao território. Suas vozes são essenciais para pensar soluções globais a partir dos territórios locais”.
As atividades do primeiro dia serão realizadas na Cidade Universitária, no auditório do Complexo Multiuso 1, e incluem painéis, debates em grupos, apresentação das discussões dos grupos em plenária. Já no segundo dia de evento, a programação será no Bioparque Pantanal.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, a Universidade reforça sua missão ao apoiar e formar lideranças jovens. “Como Universidade pública, nossa missão vai além do ensino: promovemos a formação cidadã, crítica e engajada, incentivando nossos estudantes a ocuparem espaços de decisão, inovação e transformação social”.
Lia enfatiza que participar da plenária é uma oportunidade de aprendizado e protagonismo. “Nossos estudantes e pesquisadores poderão dialogar com lideranças nacionais e internacionais, apresentar soluções inovadoras, participar da construção de documentos que impactarão decisões globais e fortalecer redes de cooperação. É também um reconhecimento da capacidade da UFMS de articular ensino, ciência e extensão com impacto social e ambiental e fortalecer nossa parceria com a Subsecretaria de Juventude do nosso Estado”.
“A UFMS convida seus jovens estudantes, de todos os câmpus, a participarem ativamente da Plenária das Juventudes rumo à COP30. É o momento de mostrar ao mundo o que produzimos com compromisso, criatividade e responsabilidade ambiental. Venha debater, aprender, cocriar soluções e fortalecer o papel transformador da universidade pública brasileira. Juntos, fazemos da ciência uma ponte para o futuro que queremos para um bioma Pantanal justo, diverso e sustentável”, finaliza a pró-reitora.