Programa UFMS Indígena

O Programa UFMS Indígena foi aprovado pelo Conselho Diretor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 27 de agosto de 2025. O programa busca contribuir para a efetivação dos direitos, promovendo ações que respeitem a autodeterminação dos povos indígenas, valorizem suas culturas e favoreçam sua integração no desenvolvimento regional e nacional. Tem por objetivo promover a inclusão, valorização e permanência dos povos indígenas no ambiente universitário, reconhecendo e integrando seus saberes, culturas e direitos no contexto acadêmico e institucional.

Dessa maneira, estrutura ações transversais voltadas à valorização da cultura, tradições, modos de vida e conhecimentos indígenas e para a promoção da cidadania mediante ao estímulo da autonomia e participação da comunidade acadêmica indígena, favorecidas pela presença regional e compromisso social da UFMS na defesa do fortalecimento desses povos.

O Programa propõe ações concretas, contínuas e integradas que visam fortalecer o pertencimento, a dignidade e o desenvolvimento pleno dos indígenas no contexto universitário, organizado em três objetivos estratégicos:

(1) Fortalecer a trajetória acadêmica dos estudantes indígenas por meio do ingresso, permanência e conclusão dos cursos de graduação e de pós-graduação;

(2) Ampliar a participação indígena nos projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação, Cidadania e Sustentabilidade; e

(3) Promover ações voltadas ao ambiente acolhedor, inclusivo e representativo.

Programa UFMS Indígena 2025-2027