Seminário gratuito discute a sustentabilidade em universidades

Postado por: DAVI SOARES MORAES

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) discute a sustentabilidade em universidades em um seminário gratuito, que será realizado nos dias 25 e 26 de abril, no formato híbrido. O evento é aberto às comunidades interna e externa. As inscrições devem ser feitas neste endereço eletrônico.

No dia 25, a partir das 8h (horário de Mato Grosso do Sul) o foco das discussões será a gestão da sustentabilidade em câmpus universitário, e no dia 26, geotecnologias aplicadas às ações de sustentabilidade, e gestão e planejamento em universidades entram em pauta. Com a troca de informações e experiências, o objetivo do seminário é que ocorra o avanço da sustentabilidade nas universidades brasileiras.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável  da UFMS Leonardo Chaves, irá proferir uma palestra no dia 25 às 13h, explanando sobre as três perspectivas da sustentabilidade: ambiental, social e governança, que estão inseridas na gestão da UFMS .

“A Coordenadoria de Sustentabilidade da Unicamp entrou em contato conosco fazendo o convite para que tivéssemos uma fala sobre a gestão da sustentabilidade em nossa universidade. A UFMS é umas instituições de destaque nesta temática, por isso ficamos felizes com o convite, pois é o reconhecimento externo dos trabalhos desenvolvidos”.

O seminário abordará as preocupações ambientais das universidades, a estrutura organizacional da gestão sustentável, as áreas de atuação, os indicadores de sustentabilidade, os dados e armazenamento de informações , o georreferenciamento e as geotecnologias aplicadas às ações de sustentabilidade, e gestão e planejamento em universidades.

“A sustentabilidade nas universidades é um tema muito atual e importante, que deve ser discutido e difundido nas instituições de ensino. Nós somos formadores de cidadãos, não só no viés profissional, mas no viés pessoal também, portanto, temas como a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável necessitam de cidadãos conscientes e, principalmente, engajados, por isso os atores sociais das universidades, estudantes, técnicos, professores, em conjunto com os membros da sociedade que são beneficiados pelos projetos institucionais, devem ser convocados para a discussão do tema”, destaca  Leonardo.

O diretor ainda esclarece a importância de um seminário que pretende contribuir para que outras universidades incorporem a questão ambiental em suas gestões. “Eventos como o seminário proposto pela Unicamp contribuem para que outras instituições de ensino despertem a necessidade de inserir a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em pauta dentro de suas gestões. O primeiro passo para que uma universidade tenha uma gestão pautada na sustentabilidade é o comprometimento dos gestores. O apoio e a consciência dos gestores universitários é fundamental para difundir a importância de uma universidade sustentável, o que acaba refletindo no engajamento da comunidade universitária”.

Além da UFMS, haverá a participação de representantes da Universidade de São Paulo, Instituto Federal do Sul de Minas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Brasília.

Texto: Bianka Macário
Matéria publicada originalmente no site da UFMS em 18/04/2023