UFMS é a segunda universidade mais sustentável do Centro-Oeste

Postado por: leonardo.chaves

A UFMS é a segunda universidade mais sustentável do Centro-Oeste, conforme a edição de 2026 do QS World University Ranking – Sustainability, atrás somente da Universidade de Brasília. A Instituição ocupa ainda a 17ª posição entre as federais e 22ª no Brasil. O ranking internacional avalia as instituições de ensino superior como catalisadoras de mudanças positivas para um futuro mais sustentável, especialmente, quando aliam suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com base em três categorias: Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança.

Na composição da nota, as categorias Impacto Ambiental e Impacto Social representam, cada uma, 45% da nota. Em relação ao Impacto Ambiental, constam os seguintes indicadores: Educação Ambiental, Pesquisa Ambiental e Sustentabilidade Ambiental. Já em relação ao Impacto Social, os indicadores são: Empregabilidade e Oportunidades, Igualdade, Saúde e Bem-Estar, Impacto da Educação e Troca de Conhecimento. A Governança representa os outros 10% da pontuação total e é avaliada sobre o indicador Boa Governança. Neste ano, a Universidade melhorou sua pontuação em sete dos nove indicadores avaliados, em especial os que pertencem a áreas estratégicas como Pesquisa Ambiental, com crescimento de 6,3 pontos percentuais, Troca de Conhecimento, com 5,3 pontos e Saúde e Bem-Estar, com crescimento de 5,1 pontos.

“A evolução geral no ranking reforça que a Universidade trilha com sucesso um caminho de responsabilidade, inovação e cuidado com as pessoas e com o planeta. Continuaremos trabalhando para ampliar esse movimento e fortalecer nossa contribuição para a sustentabilidade em todas as suas dimensões. Na prática, subir de posição na maioria dos indicadores avaliados simboliza avanços concretos em áreas como pesquisa ambiental, intercâmbio de conhecimento, saúde, igualdade, empregabilidade e impacto da educação. Estamos ampliando nossa contribuição para a sociedade, oferecendo uma formação mais humana e conectada com os desafios atuais e gerando impactos positivos e duradouros”, comemora a reitora Camila Ítavo.

De acordo com a secretária de Indicadores Institucionais da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), Beatriz Corso, trata-se de uma importante publicação para avaliar como as instituições agem para solucionar os desafios ambientais, sociais e de governança. “A participação da UFMS em ranqueamentos universitários, aliada às suas posições de destaque nos cenários regional, nacional e internacional, consolida a Instituição como referência em diversas áreas do conhecimento. Isso reforça perante a sociedade a excelência do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade. Além disso, essa visibilidade ampliada fortalece a presença internacional da UFMS, favorecendo a celebração de novos acordos de cooperação, a formação de redes de pesquisa e o desenvolvimento de projetos conjuntos com instituições de diferentes países”, avalia.

“Quando analisamos o desempenho da UFMS nos nove indicadores avaliados pelo ranking, observamos que a Universidade melhorou sua pontuação em sete deles, o que demonstra um progresso institucional consistente em sustentabilidade. Esse avanço pode ser atribuído a projetos e ações estratégicas desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, especialmente voltados para pesquisa ambiental, saúde e bem-estar, sustentabilidade ambiental, igualdade, empregabilidade e governança”, explica Beatriz.

A maior pontuação da UFMS está no indicador Boa Governança, com 78,2 pontos. “Esse resultado reflete a solidez do modelo de governança institucional da Universidade, que conta com instâncias internas e externas bem estruturadas, além do Sistema de Governança Institucional (Sigov), responsável por integrar processos, monitorar resultados e fortalecer a transparência. Esse conjunto de práticas tem consolidado a UFMS como referência nacional e internacional em governança universitária”, diz a secretária.

Como resultado do esforço contínuo e bem-sucedido da Universidade em aprimorar suas práticas de impacto socioambiental, foram melhorados os indicadores Igualdade, em 3,9 pontos, e Sustentabilidade Ambiental, em 4 pontos. Nesse último, inclusive, a UFMS se destacou entre as instituições de ensino superior mais bem avaliadas, conquistando o 5º lugar.

“A UFMS trabalha continuamente para aprimorar seus processos e políticas institucionais, buscando fortalecer suas ações em todas as áreas do conhecimento. Em especial, nas áreas ambiental e de governança, a UFMS tem se destacado tanto na participação em rankings quanto no recebimento de prêmios e reconhecimentos, evidenciando que estamos avançando na direção correta. Paralelamente, nossa equipe atua no aprimoramento contínuo da coleta e organização de dados, garantindo informações cada vez mais consistentes para subsidiar a participação da UFMS nesses rankings”, finaliza Beatriz.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Texto: Vanessa Amin