UFMS é representada na Caravana FormaSUS Centro-Oeste
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) esteve representada na Caravana FormaSUS Centro-Oeste, realizada nos dias 8 e 9 de abril de 2025, em Brasília, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). A participação se deu por meio da Diretora de Cidadania da UFMS, professora Luciana Contrera.
Durante o evento, Luciana integrou o Grupo de Trabalho na modalidade Docentes, que discutiu duas questões centrais: como as vivências no SUS podem fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com a integração entre educação, trabalho e comunidade; e quais experiências locorregionais no SUS podem ser consideradas estratégias para vivências formativas, considerando componentes integrados, experiências comunitárias e curriculares, equidade de gênero, raça, etnia e povos originários.
“Os grupos foram organizados por estados e tivemos a oportunidade de debater e trocar experiências com nossas instituições parceiras, como a UEMS e a UFGD. Foi um momento de muito aprendizado e de troca sobre as práticas desenvolvidas em cada IES do estado”, destacou a diretora de Cidadania.
No segundo dia da Caravana, Luciana participou do grupo de trabalho AFIRMA-SUS (Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde). O grupo elaborou um plano de trabalho com planejamento estratégico, com vistas à formulação de propostas aderentes a um futuro edital do programa.
A participação da UFMS na Caravana reforça o compromisso institucional com políticas afirmativas, com a formação crítica e cidadã dos estudantes da área da saúde e com o fortalecimento do SUS a partir da realidade e diversidade dos territórios brasileiros.
A Caravana FormaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O evento tem como objetivo promover mobilizações em todo o território brasileiro a fim de identificar demandas da formação de futuras(os) profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).