Universidade é uma das oito instituições brasileiras que participam de workshop internacional sobre sustentabilidade
Começou na segunda-feira, 26, e termina nesta quinta-feira, 29, o 8º Workshop Internacional (virtual) sobre os rankings mundiais da UI GreenMetric. O evento é realizado pelo ranking Green Metric por meio de colaboração com a Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia Pingtung, sediada em Taiwan. A UFMS é uma das oito universidades brasileiras que participam do workshop, que é realizado totalmente on-line (confira a programação aqui)
De acordo com o diretor de Sustentabilidade da UFMS, Leonardo Chaves Carvalho, nessa edição a Universidade apresentará trabalho por meio de artigo, banner e vídeo. O tema é gestão, inovação e sustentabilidade: a evolução das normativas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “O tripé norteador das ações UFMS baseia-se na gestão, inovação e sustentabilidade, a fim de desenvolver e aperfeiçoar suas atividades nos âmbitos ambiental, social e de governança. A sustentabilidade tem se consolidado nos principais instrumentos normativos e orientativos da instituição. No trabalho descrevemos e apresentamos o arcabouço normativo da UFMS, voltado à sustentabilidade. Para tanto, tem-se como objetivos específicos a análise das normativas relacionadas ao tema, desde o Estatuto, lei maior da instituição, que estabelece as regras gerais de funcionamento a serem cumpridas pela comunidade universitária, bem como o desenvolvimento sustentável passou a fazer parte das finalidades e dos objetivos da UFMS e a promoção da sustentabilidade, uma de suas responsabilidades”, explica Leonardo.
Ele acrescenta que, outras ferramentas também foram modernizadas e serão analisadas, como o Plano de Desenvolvimento Institucional integrado ao Projeto Pedagógico Institucional, o Plano de Gestão de Logística Sustentável, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde e a Política de Sustentabilidade, esta última alicerçada em princípios e objetivos que vão ao encontro com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e Diretrizes em Responsabilidade Socia”, comenta ele.
“Tais instrumentos normativos solidificam o comprometimento da UFMS com a sustentabilidade, dando a base legal para suas ações. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que é possível contribuir com as instituições de ensino interessadas em implementar e consolidar o desenvolvimento sustentável institucionalmente, por meio da exposição evolutiva dos principais atos normativos desenvolvidos pela UFMS”, ressalta o diretor da Dides.
O vídeo da apresentação está disponível no portal do evento (aqui). “As universidades que participam do ranking Green Metric são convidadas anualmente para participar do workshop e enviarem trabalhos dentro dos eixos temáticos que contemplem as ações desenvolvidas. Apresentamos um artigo, que será publicado em uma revista depois do workshop, e o vídeo com as ações no eixo de Educação Pós-pandemia, sobre as normativas da Universidade. É importante participarmos, pois, assim mostramos o quanto estamos comprometidos em atender os eixos temáticos do ranking. Hoje, a Instituição tem uma base de apoio a todas as ações e projetos de sustentabilidade. Além disso, há uma política institucional de sustentabilidade alinhada à agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Leonardo.