Projeto Piloto Banheiros sem identificação de gênero –

O Projeto Piloto de Banheiros sem identificação de gênero foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com o objetivo de promover a inclusão e a equidade no ambiente universitário durante o 1º Simpósio Internacional de Ciência Inclusiva em Biodiversidade (BioDiverCi), que ocorreu nos dias 11 a 13 de março de 2025, no prédio Multiuso 1 da Cidade Universitária da UFMS, em Campo Grande.

A proposta central do projeto consistia em disponibilizar opções de banheiros acessíveis e inclusivos, sem a identificação de gênero, para garantir a segurança, o bem-estar e o conforto de todos os participantes, incluindo pessoas transgênero, pessoas com deficiência acompanhadas por cuidadores de outro gênero, famílias homoafetivas com filhos e idosos acompanhados, com vistas a promover um ambiente mais respeitoso e acolhedor para todos.

A Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é responsável pelo planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação das políticas e ações de cidadania e sustentabilidade e atua na busca de formar um ambiente universitário inclusivo e equitativo que valorize a diversidade e os direitos humanos, contribuindo para a saúde e o bem-estar de seus servidores e estudantes.

A coleta de feedback foi realizada por meio formulário eletrônico para avaliação dos banheiros sem identificação de gênero. Abaixo você pode acessar o projeto e o relatório detalhado a respeito da iniciativa.

PROJETO PILOTO
Projeto-Piloto-Banheiro-sem-identificacao-de-genero

 

 

RELATÓRIO
Relatorio-de-Pesquisa-Projeto-Piloto-de-Banheiros-Universais-na-UFMS-2