Filmes do Circuito Tela Verde serão exibidos na Sala Verde e no Câmpus da UFMS de Aquidauana
A Sala Verde da UFMS e o Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq) são dois dos onze espaços em Mato Grosso do Sul selecionados para receber a 14ª Mostra do Circuito Tela Verde. Neste ano, estão disponíveis 48 filmes e documentários para exibição em 615 locais de todas as regiões brasileiras e de outros países, como Moçambique e Canadá.
O Circuito Tela Verde é uma iniciativa da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, realizada pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania, com o objetivo de divulgar e estimular atividades com a temática por meio do cinema. As obras exibidas promovem a conscientização e o diálogo sobre a preservação do planeta, destacando questões como a biodiversidade, mudança do clima, desenvolvimento rural sustentável, povos e comunidades tradicionais, direitos humanos, racismo ambiental, entre outros assuntos.
O diretor de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, Leonardo Chaves, enfatiza a importância do acesso às produções audiovisuais por professores, técnicos-administrativos, estudantes e alunos da Educação Básica. “[Os filmes] são ferramentas que auxiliam na sensibilização e conscientização ambiental, estimulam o debate e a reflexão crítica, funcionam como complemento pedagógico dinâmico e contribuem para a formação de cidadãos engajados em um futuro sustentável”, explica.
Em 2024, a Sala Verde da UFMS também recebeu a mostra. “A 13ª edição do Circuito Tela Verde foi muito positiva, alcançando um público amplo e promovendo a conscientização ambiental. As exibições na Semana Lixo Zero UFMS 2024 e no projeto Férias em Família no Museu de Arqueologia (Muarq) impactaram cerca de 248 pessoas. Essas atividades geraram um ambiente de aprendizado e reflexão sobre sustentabilidade, educação ambiental e preservação dos biomas”, avalia o diretor.
Instalada inicialmente no Muarq, a Sala Verde da UFMS é um espaço dedicado à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis. “Agora na Procids, na Cidade Universitária, [a Sala Verde] continua sendo um espaço para a promoção do conhecimento e da conscientização. Acreditamos que o acesso a conteúdos audiovisuais de qualidade, como os filmes do Circuito Tela Verde, é importante para capacitar nossa comunidade a se tornar agentes de mudança em prol de um futuro mais verde e justo”, reforça Chaves.
Os filmes estão disponíveis até março de 2026 para professores e educadores interessados em desenvolver atividades na Sala Verde da UFMS. O agendamento pode ser feito conforme a disponibilidade do espaço, de acordo com as orientações apresentadas nesta página.
A ficha técnica das obras selecionadas e suas sinopses podem ser conferidas clicando na imagem abaixo: